sábado, 30 de outubro de 2010

Política, Religião e Futebol não se discute...


... mas hoje vou postar um texto que minha chefe, Danielle, escreveu. Tem muito a ver com o que eu penso sobre o "milagre" de Lula e mais algumas coisas.


"Quanto a Lula e ao seu governo e a triste e eterna comparação com o governo anterior, acho que, se é para comparar, o mais correto seria compararmos toda a história do país, porque eu acho que o natural ciclo de tudo que existe nessa vida é CRESCER e MELHORAR, então o Sr. Luis Inacio Lula da Silva e toda a sua equipe deveriam se preocupar em mostrar projetos consistentes para o FUTURO do país, porque: pagar a divida com o FMI, aumentar o número de empregos gerados, incentivar a industria, diminuir (eu disse diminuir!!!) a miséria são obrigações de todo e qualquer governo, até porque se assim fosse, ele deveria comparar com governos anteriores aos anteriores também, porque a história é assim: D. Pedro I nos deu a independencia, mas D. Pedro II acabou com umas das nossas maiores mazelas: a escravidão, Getulio Vargas criou os direitos dos trabalhadores, mas JK nos modernizou, Sarney trouxe a anistia e começou o processo de redemocratização do país, mas Collor abriu nossas fronteiras , Itamar tapou um buraco e impediu um desastre maior e FHC trouxe os GENÉRICOS, o MELHOR PROGRAMA DO MUNDO CONTRA A AIDS, o BOLSA ESCOLA e criou o que nos permitiria hoje pagar a divida do FMI e gerar milhões de empregos: o REAL. Então quem é melhor? Sinceramente? Nenhum. Todos fizeram o que era necessário e possível para a epóca que governaram, poderiam avançar mais? Poderiam, mas Lula também poderia ter feito mais se formos pensar assim não é? Porque a saúde está cada vez mais doente, segurança nem se fala e fazer faculdade hoje nesse país é quase uma piada, digamos que abrir uma faculdade em cada esquina e dar bolsas de estudo a jovens que em sua grande maioria não tiveram educação de base de qualidade e colocar na rua péssimos profissionais, que nem sequer escrevem corretamente só pode ser uma piada.


Lula promoveu uma grande distribuição de renda, porque era urgente, era emergencial matar a fome, mais e depois de 8 anos? O que temos para o futuro? Até quando vamos matar a fome do povo mas sem lhes dar dignidade: saúde e educação, para que ele não precise mais de R$ 60,00 dado pelo governo? Para que as mulheres possam parar de ter filhos e fazer disso meio de vida?

Nem enxergo na Dilma, nem no Serra nenhum programa de governo que fale com clareza sobre SUSTENTABILIDADE, sobre PARAR DE DAR O PEIXE e ensinar UM BRASILEIRO A PESCAR DIGNAMENTE SEU PRÓPRIO SUSTENTO.


Na verdade é isso que eu espero dos meus governantes um planejamento sério para o futuro da minha filha e dos meus netos e por equanto, acho que vamos passar, pelo menos mais quatro anos, ouvindo ladainhas como: 'eu não sabia', 'eu não conhecia', 'eu não via' e todo meu dinheiro de impostos jogado pelo ralo e indo parar no bolso de muitos desses safados que infelizmente agente mesmo escolheu para nos representar.


No fim das contas, o que quero dizer é que é muito feio ficar se 'gabando' de coisas que se levam tempo para se construir, que um País não se constrói em 8 anos, que quando o Governo Lula chegou lá encontou muito do terreno já preparado, coisas encaminhadas e deu contibuidade, outras ele expandiu, outras ele melhorou e pegou um mundo também em movimento, afinal, não foi só o Brasil que melhorou, a Russia, a China e a India também melhoraram, mas que nós inclusive, e também tinham problemas tão grandes quanto os nossos.


Por isso, acredito mesmo que eles deveriam para de falar do passado e apresentar para toda a população um projeto de futuro descente e digno pra todo mundo, o que foi feito, está feito. Até porque 5.000 creches todo mundo constrói, mas educação de base de qualidade para todos é uma outra coisa, porque 13º de bolsa familia é mais uma 13º esmola e o que eu quero são projetos para ensinar esse povo a trabalhar, a se sustentar a se educar.


É isso, espero mesmo que agente tenha sorte, porque seja com um ou com outro, agente vai precisar mesmo é de muita sorte!"


30/10/2010

Um comentário:

Vivi Oliveira disse...

Cris amiga minha, parece que foi eu que escrevi,sua chefe está de parabéns...tenho a mesma idéia sobre sempre dar o peixe sem nunca ensiar a pescar e das crianças serem um meio de vida... e que de fato vamos precisar de paciência e sorte pq os dois candidatos não eram nem sombra do que nosso Brasil merecia. Enquanto não se investir em educação e se convencer que é a longo prazo mesmo,não chegaremos a lugar algum...a China está colhendo agora o que semeou a mais ou menos 30 anos atrás...trabalho de formiguinha, mas muito mais garantido ;) Belo texto,assino embaixo! Cheiro! Vivi Oliveira

Ps: Hummm! Já vi um outro textinho que quero ler e opinar...vou fuçar depois ;)